PISO NACIONAL DOS PROFESSORES EM PIRAJU.
Durante as negociações relativas à instituição do Plano de Carreira dos professores de Piraju, somente os participantes das negociações sobre o mesmo, sabem o quanto precisamos relevar, diante de assuntos de grande importância para que o plano não fosse engavetado.
A parte que trata da diferenciação salarial entre PDI, PI, PII, é um desses fatos. Somos todos professores, exercemos função semelhante, temos a mesma formação, enquanto as PI têm como principal foco a alfabetização, o desenvolvimento pedagógico do educando, nós PDIs priorizamos o desenvolvimento físico e psicológico de nossas crianças, porém, isto não nos distancia dos afazeres pedagógicos. Nossas responsabilidades são as mesmas, por que então a diferença salarial? Porque ainda muitos não nos aceitam como professores, para eles somos meros cuidadores, esquecem-se de que cuidamos e educamos seus filhos desde a mais tenra idade e não percebem que estas crianças merecem o melhor. Hoje as crianças Pirajuenses têm o melhor, os professores que ainda não possuem uma graduação adequada encontram-se em formação.
Voltando a questão da diferença salarial que consta no plano de carreira, deixo clara a minha posição, de que este é um ponto que precisa ser revisto na próxima oportunidade que a lei nos permitir. Quanto à luta dos colegas PI, PII pelo salário, apoio sua iniciativa, o que está na lei é para ser cumprido, ainda que eu não considere esta lei justa. Acredito que o ideal seria o piso salarial nacional para todos os professores, ainda que sua carga horária seja inferior a 40 hs semanais, porém deveria ser pago em acréscimo proporcional àqueles que têm mais horas trabalhadas.
Mara (PDI)
E a luta continua...Reajuste Salarial para todos os professores.
Diante do impasse que acontece na cidade de Piraju, entre as classes de professores, fica visível que todos tem que buscar o melhor para todas as classes de professores, sem dúvida alguma. Nada mais justo que se tenha um bom senso em ver que o Piso Nacional dos Professores é apenas um princípio para a conquista de novos salários mais condignos com os nossos professores. Muitas de nós já falavamos lá atrás prevendo a chegada deste reajuste, e que quando chegasse ainda teríamos muitas lutas e conquistas. Esse é o professor que busca, que luta e que vai atrás de sua valorização. Ainda chegará um dia que sentiremos "orgulho" de mostrar nosso contra cheque no final do mês. Se nossa cidade já está a frente de muitas conquistas que vemos em nosso Brasil afora, mais uma razão para continuarmos firmes nesse propósito, e não é com um "não" hoje que chegaremos lá amanhã. Pois com certeza, os gestores entrarão em um acordo para melhorar esta situação. Pois com certeza, toda as classes têm que serem contempladas. Acredito no bom senso e no empenho dos respresentantes do administrativo, também o apoio do legislativo, do Sindicato e de todos os professores que se empenham nesta luta, reafirmo também....que é de todos os professores. Segundo nossa colega professora e coordenadora Andréia: "O piso foi instituído sim, mas somente para as PDIs, as demais classes não receberam os devidos reajustes, em descumprimento à diferenciação salarial estabelecida no plano de carreira. Os PI, PII e os especialistas estão muitos desapontados com a atual situação."
Além do reajuste não ter sido repassado a todas as categorias como todos esperavam, o sindicato através do presidente Bruno Belucci, junto com as professoras estão também reinvidicando o retroativo. Portanto Bruno afirma: "Quero ressaltar que o sindicato já está agindo referente ao recebimento do retroativo ao período em que Piraju não reajustou o Piso em começo de 2010 e começo de 2011, apenas em maio foi reajustado pelos 15,85%, ou seja $ 1.187,08 para as Professoras de Desenvolvimento Infantil, já entramos em contato com a administração local para adotar providências em ralação a estes retroativos."
Temos conhecimento também que os vereadores estão empenhados para que seja aplicado integralmente o Piso Nacional dos Professores na cidade de Piraju.
Gostaria de parabenizar aqui a todos os professores que estão nesta luta, que mesmo não citando nomes, sabem o quanto é importante a presença deles (as) nesta valorização do professor, diante dos muitos ajustes que a Educação no Brasil passa, não sendo diferente em nossa cidade.
Um bom dia e
abraço a todos...
Malena
A Prefeitura da Estância Turística de Piraju concedeu o reajuste do Piso Nacional dos Professores no valor de 1.187,08 neste mês de maio.
Há algumas semanas aconteceu o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de nº 4167 ajuizada por governadores de 5 Estados referente à lei de nº 11.738/2008 no que se trata da criação do piso nacional dos professores.
Para a alegria de todos nós professores esta ADI foi considerada pelo Tribunal Federal improcedente, portanto o piso de R$1.187,08 é valor minimo que um profissional de nível médio com carga horária de no máximo 40 horas semanais deve receber em início de carreira.
A de se considerar que para um profissional da educação, cuja função foi definida recentemente por uma colega em rede nacional de “redentora do país”, este valor não é tão significativo, porém, tendo em vista a história da educação brasileira este piso nos parece o vislumbrar de uma esperança; esperança que está reforçada pelo interesse de grandes redes de TVs abertas, que admiravelmente têm expressado opiniões claras quanto ao descaso dos governantes diante do futuro intelectual dos filhos dessa Pátria.
Nós professores da pequena cidade de Piraju podemos com orgulho dizer que aqui a lei se cumpre. O salário dos professores do mês de maio já trouxe a correção ditada pela lei.
É com orgulho que parabenizamos nossas autoridades municipais pela pronta iniciativa do cumprimento dessa lei, mas, lembramos os mesmos que a lei é muito clara, isto é o PISO (minimo) para no máximo 40 horas semanais, nada impede que o mesmo seja aplicado para a categoria com carga horária inferior e proporcionalmente, um maior para os que trabalham as 40 horas.
Na medida do possível sabemos que nosso município sempre acatará as leis federais e valorizará os profissionais que zelam pela educação e cultura dos seus filhos.
Atenciosamente e com orgulho de ser Pirajuense,
Profª de Desenvolvimento Infantil Mara.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)
(Nelson Mandela)